Alimentos aliados na perda de peso durante a pandemia

A pandemia nos trouxe uma rotina com maior tempo dentro de casa e, com isso, muitas pessoas passaram a relatar o aumento do consumo de carboidratos e alimentos tidos como “errados”, ocasionando danos à saúde.

Nesse novo estilo de vida em que nos encontramos, seria possível conseguir conciliar uma boa alimentação, aquela que nos traga saúde e ao mesmo tempo não propicie o ganho de peso?

Uma dica importante que trago aqui é a de pensarmos o que podemos colocar na nossa rotina alimentar e não o que devemos retirar. Incluir nas refeições grupos alimentares com baixa carga glicêmica, como frutas, verduras, hortaliças, cereais integrais é um bom começo. Estes alimentos têm como característica importante a baixa velocidade na qual a glicose é absorvida no organismo, demorando mais para serem digeridos (quebra da molécula de glicose), nos proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo.

A batata yacon é um exemplo desse tipo de alimento com baixa carga glicêmica. Quando em época, pode ser encontrada em feiras, mercados e em nosso buffet de saladas e vegetais. Ela é um tubérculo originário dos Andes com delicioso gostinho de maçã e possui uma grande quantidade de frutooligossacarideos (FOS), exercendo excelente efeito prebiotico (alimento bom para a nossa flora intestinal). Ela é super indicado para quem tem diabetes e para quem quer controlar o peso.

Outro alimento muito importante para incluirmos nas refeições, presente em muitos dos nossos pratos e buffet, é a spirulina. Esta alga traz um leve sabor do mar e possui poder detoxificante, auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneos, recuperação muscular e é rica em aminoácidos, vitaminas e minerais.

Não torne a exceção regra. Ou seja, grupos alimentícios ricos em gorduras e açúcares devem ser consumidos em momentos específicos. Não deixe o consumo deles ser parte principal da sua rotina.

Dicas para ajudar no alcance dos ob

  • É muito importante se hidratar constantemente. Metade da quantidade necessária pode ser feita com águas aromatizadas e infusões

  • Estipule os horários para as refeições

  • Pare de se alimentar quando sentir que atingiu 70% da sua necessidade

  • Mastigue devagar e evite distrações como celular e televisão

  • Aproveite este momento para celebrar a vida e todos os benefícios que uma boa refeição tem o potencial de nos trazer

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User