Aromaterapia na gastronomia funcional

capa.jpg

Quem não fica com o coração cheio de felicidade quando sente um aroma que remete a algo gostoso da infância ou a algum momento feliz da vida?

Pois bem, os aromas nos nos conectam com diversas emoções. Há uma terapia ainda pouco difundida no Brasil chamada aromaterapia, que entende o uso do olfato e das propriedades dos óleos essenciais como medicina natural e preventiva.

A aromaterapia defende que por meio dos aromas temos respostas emocionais, mentais e fisiológicas e que, portanto, podemos usá-la como forma complementar terapêutica. Cada óleo essencial possui influencias em determinadas áreas/partes do organismo e promovem diversos efeitos sobre as emoções humanas.

Alguns exemplos das funcionalidades dos óleos essenciais segundo a aromoterapia são:

  • Manjericão: Estimulante, neurotônico, esteroidal, regenerativo, anti-inflamatório, antibacteriano, digestivo.

  • Laranja: Energizante, sedativo, carminativo, antisséptico, antidepressivo, imunoestimulante.

  • Limão siciliano (Citrus limon): Antisséptico, diurético, antioxidante, antibacteriano, desintoxicante, desinfetante, mucolítico, adstringente, desengordurante.

  • Capim limão (Cymbopogon flexuosus): Anti-inflamatório, antimicrobiano, analgésico, descongestionante, regenerativo, antirreumático.

  • Gengibre (Zingiber officinale): Anti-inflamatório, antiespasmódico, digestivo, laxante, analgésico, estimulante, descongestionante, neurotônico.

  • Cardamomo: Digestivo, antiespasmódico, expectorante, descongestionante, tônico estomacal, carminativo.

  • Erva-doce: Digestivo, diurético, anti-inflamatório, mucolítico.

Sabendo destas propriedades, o chef Renato Caleffi criou um novo menu com receitas regadas por florais e óleos essenciais. Uma experiência revigorante, saudável e saborosa. Conheça o Menu Energias e desfrute do melhor!

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User