8 Dicas para Emagrecer com Saúde

le-manjue-exercicio-para-saude.jpg

1) Consuma alimentos verdadeiros

As frutas, verduras e legumes são alimentos naturalmente equilibrados e que possuem em sua composição vitaminas, fibras, água e sais minerais que contribuem para a detoxificação do organismo e proporcionam uma ótima qualidade de energia, além de promoverem uma maior saciedade e funcionamento geral do organismo. Incluir esses alimentos no dia a dia promove naturalmente um equilíbrio corporal.

2) Diminuir o consumo de sal e alimentos industrializados

O excesso de sal e substâncias químicas presentes nos alimentos industrializados promovem retenção hídrica (inchaço corporal), doenças coronarianas, inflamação, o que pode ter como consequência o ganho de gordura corporal e doenças relacionadas. Use e abuse dos temperos naturais, como açafrão da terra, semente de coentro, louro, orégano, alecrim, manjericão entre outros. Eles garantem sabor especial nas preparações e são riquíssimos em substâncias digestivas e antioxidantes, fazendo muito bem à saúde e, aliados a uma alimentação equilibrada, auxiliam na perda de gordura corporal.

3) Busque um equilíbrio físico e mental

O excesso de preocupação com a perda de peso, o stress diário e ansiedades contribuem para o ganho de peso e dificultam na sua perda. Procure estabelecer um boa relação com a sua alimentação. Pratique o autocuidado! Se possível, faça meditações diárias, ioga ou alguma prática que sirva de válvula de escape para o stress. Isso irá contribuir muito no seu processo e alcance de objetivos.

4) Durma bem

O sono reparador (profundo) é importantíssimo no equilíbrio hormonal, reparação de tecidos e síntese (ganho) de massa magra. Faça um ritual do sono diário: durma de seis a oito horas sem interrupções; evite assistir TV ou mexer no celular antes de dormir; quando aproximar a hora do sono, diminua o ritmo, abaixe as luzes (dê preferência para as amareladas); ouça músicas tranquilas; se gostar, utilize essência de lavanda no ambiente; beba chá natural de camomila, mulungu ou erva cidreira.

5) Seja ativo

A prática de atividade física regular é um importante estabilizador do humor, aumenta a massa magra, é importante na queima de gordura e contribui para o equilíbrio hormonal. Defina uma atividade física e a faça no mínimo três vezes na semana. Respeite o seu ritmo para evitar lesões e aumentar a chance de assiduidade e torne o seu dia ativo: opte pelas escadas no lugar do elevador; se possível, vá de bike ou caminhando para o trabalho.

6) Evite açúcar

Evite ao máximo o consumo de açúcares refinados pois causam inflamações, ganho de gordura corporal e doenças relacionadas. Lembre-se que o açúcar pode estar “escondido” em diferentes nomenclaturas dos alimentos industrializados: xarope de milho, maltodextrina, sacarose, frutose, dextrose, xarope de malte, açúcar invertido. Não evite frutas, verduras e legumes, o que deve evitar são todas as formas de açúcares refinados.

7) O planejamento é um ótimo aliado neste processo

Uma grande coisa a ser feita para o êxito do processo é o PLANEJAMENTO. A organização da rotina e das compras faz toda a diferença no êxito da perda de gordura corporal. Se necessário procure um profissional da saúde que irá auxiliar, de forma individualizada, na conduta nutricional (reeducação alimentar), compras e reorganização da rotina.

8) Hidrate-se

Beber a quantidade ideal de água é fundamental para eliminarmos as toxinas, hidratação corporal e também ajuda no combate a ansiedade.

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User