Alimentos saudáveis e anti-inflamatórios

saudavelanti.jpg

A forma mais saudável de prevenirmos os processos de inflamação é termos uma dieta baseada em alimentos naturais, de preferência orgânicos, como frutas, verduras, hortaliças. A nutricionista Fernanda Scher nos deu muitas dicas neste sentido.

Você sabia que existem alimentos anti-inflamatórios? A inflamação é uma resposta natural do nosso corpo ao combate a doenças. Mas, quando fica fora de controle, ela pode se tornar crônica e levar a uma série de problemas de saúde.

“Pouca gente sabe, mas a inflamação crônica é uma das maiores responsáveis pelo aparecimento de doenças e desequilíbrios como artrite, problemas no coração, diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos e até câncer”, explica a nutricionista Fernanda Scheer, de São Paulo, especialista em nutrição funcional. “A condição também é motivadora de outras crises no organismo, como dor de cabeça, celulite e problemas intestinais”.

Além disso, quanto mais inflamado, maior é a tendência do organismo a acumular tecido adiposo – o que explica os quilos a mais.

A boa notícia é que a solução para conter esse quadro está no prato, pois existem alimentos anti-inflamatórios. “Devemos e podemos buscar na alimentação certas substâncias que diminuem esse processo inflamatório indesejado”, acrescenta Fernanda.

Confira alguns alimentos anti-inflamatórios que atenuam os radicais livres e as toxinas:

  • Couve: Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde. O vegetal é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatório e uma aliado contra o câncer.

  • Cogumelo: Excelente para o sistema imune e anti-inflamatório, ele pode ser preparado na manteiga ghee ou consumido em forma de extratos e suplementos.

  • Gengibre: A raiz está na lista de alimentos anti-inflamatórios, pois estimula a atividade dos leucócitos, que são nossas células de defesa, e modula a produção de substâncias inflamatórias que desencadeiam doenças, graças à presença das vitaminas C e B6.

  • Cúrcuma ou açafrão da terra: Repleta de curcumina, a especiaria é um potentes anti-inflamatório natural. Adicione no arroz, chás, sucos, ou até mesmo no leite de castanhas. Coloque uma pitada de pimenta preta para melhorar a absorção.

  • Salmão selvagem: Esse peixe de água fria é rico em Ômega 3 e ajuda também na saúde do nosso cérebro. No sushi, grelhado ou assado no forno, não tem erro.

  • Abacate: O abacate possui nutrientes que auxiliam na desintoxicação do fígado. O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural. Ainda possui ação antioxidante.

  • Moringa: A folha é rica em flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos que, além de nutrir, exercem um grande papel anti-inflamatório.

Por Fernanda Scher, nutricionista

Guest User