Atitudes que inflamam o organismo

inflamam.jpg

Muitas atitudes de consumo e de estilo de vida nos levam a sofrer processos inflamatórios, o que é inversamente proporcional a nossa busca constante por manter a boa forma e saúde. Infelizmente muitas pessoas não têm consciência do tamanho do dano que uma vida regada a "atitudes inflamatórias" pode nos causar.

A inflamação crônica está relacionada a doenças como alergias, diabetes, distúrbios neurológicos, ganho de peso, celulite, problemas intestinais, edemas e até câncer.

4 atitudes simples para minimizar os processos inflamatórios:

  1. Evitar o consumo de alimentos industrializados

  2. Evitar consumir alimentos refinados, como: açúcar branco, cereais refinados (arroz branco, macarrão, trigo), pães brancos

  3. Evitar pensamentos e atitudes tóxicas. O estresse, por exemplo, é um grande fator inflamatório

  4. Evitar consumo/contato com os xenobióticos

Xenobióticos

São quaisquer substâncias químicas ou moléculas estranhas ao organismo, originadas externa ou internamente. Sobre eles vale destacar alguns exemplos:

  • Agrotóxicos presentes nos alimentos convencionais
    O que fazer: Dê preferência ao consumo de alimentos orgânicos

  • Substâncias químicas, como o Bisfenol A, presentes no plástico e no revestimento interno da parte metálica de latas. Essas substâncias migram para os alimentos quando são expostos a altas temperaturas, ou quando estão em meio ácido ou lipídico. A lata de atum é um exemplo de onde podemos encontrar tal substância
    O que fazer: Dê preferência em armazenar os alimentos na geladeira em utensílios de vidro ou papel. Evitar o consumo de produtos alimentícios enlatados

  • Metais tóxicos, que por consequência de atividades humanas como a mineração, são despejados no meio ambiente (como mar e solo). Devido a isso estão presentes em peixes, frutos do mar, fungicidas, fumaça de automóvel, panelas, utensílios.
    O que fazer: Incluir na dieta alimentos que estimulam a detoxificação. As brassicas (repolho, couve de bruxelas, agrião, brócolis, couve-flor, nabo, rabanete, entre outros) fazem parte de um grupo alimentar muito importante e é importante incluir pelo menos uma xicara de algum destes alimentos diariamente. Outro alimento que pode nos auxiliar na eliminação de metal pesado é o coentro (amado e odiado por muitos), que pode ser utilizado de formas alternativas, como na forma de pesto.

  • Cigarros possuem muitas substâncias nocivas e extremamente inflamatórias.
    O que fazer: Para quem fuma é de extrema importância considerar acabar com este hábito.

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User