Quando os carboidratos são ruins?

carboidrato - Copia.jpg

Na corrida pela perda de peso o que mais se ouve falar é sobre a importância de fazer dietas restritivas, principalmente ao carboidrato, criando-se um grande medo desse nutriente.

O indivíduo pode consumir tudo, menos carboidrato! - Mas será mesmo que ele é o grande causador de tantos problemas para a saúde e dieta?

  • Os benefícios dos carboidratos

Primeiro é importante ter muito claro que esse nutriente é a principal fonte de energia para o nosso organismo. Seu consumo adequado está relacionado à manutenção corporal, desenvolvimento adequado das atividades diárias, concentração, raciocínio, imunidade, boa qualidade do sono, entre outros benefícios.

  • Tipos de Carboidratos

Os carboidratos são substâncias orgânicas que estão presentes em muitos alimentos. Podem ser divididos no grupo dos complexos (frutas, verduras, legumes – principalmente raízes, farinhas integrais, etc) e dos simples (sorvetes, refrigerantes, farinhas brancas, alimentos industrializados em geral, doces, entre outros).

  • O vilão entre os carboidratos

O que difere um grupo do outro é a velocidade de sua absorção em nossa digestão. O carboidrato simples, por ser menor em tamanho quando comparado com o grupo dos complexos, possui maior velocidade de absorção, ou seja, ele ocasiona um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Como consequência, a taxa de insulina aumenta para que esses carboidratos sejam retirados da circulação.

  • O ganho de peso

Quando em excesso no organismo, esse tipo de carboidrato é armazenado na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso. Além disso, como ele é retirado de uma só vez da corrente sanguínea, o organismo entende que falta energia e com isso se sente mais fome e vontade de comer alimentos ricos desse tipo de carboidrato.

Por isso, o grande problema no ganho de peso está no tipo de carboidrato que é consumido diariamente.

  • Mudanças na alimentação

Devemos priorizar o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos, que estão presentes em muitos alimentos super nutritivos.

A base da sua alimentação deve ser composta por alimentos de verdade, oriundos da natureza. De forma prática, alimentos que são encontrados na feira, dando preferência para os da estação e preferencialmente orgânicos, que provenham da agricultura familiar.

Dessa forma você garante uma vida saudável e feliz!

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User