Alimentos essenciais para fortalecer imunidade

ervas_.jpg

Estamos em um momento em que um dos principais temas que devemos nos preocupar é a nossa imunidade. Além do mais, por orientação do Ministério da Saúde, no período de disseminação do coronavírus (COVID-19) devemos ficar em casa para nos proteger e evitar a proliferação do vírus.

Um dos grandes pontos para auxiliar na manutenção de uma boa imunidade é termos uma alimentação equilibrada. Existem alguns alimentos que possuem um grande potencial de proteção e que por isso não podem faltar neste momento tão delicado, são eles :

  • Gengibre: exerce ação no sistema digestivo, nervoso central e cardiovascular. Possui ações antiviral, bactericida, antioxidante, antitumoral e possui efeito imunomodulador.
    Uso: Suco verde matinal, azeite aromatizado com gengibre, chás, sucos.

  • Alho: possui em sua composição os compostos bioativos alinase, alina e alicina. Com funções anti-inflamatória e antiparasitária. Para otimizar a sua ação é indicado o seu consumo na forma crua.
    Uso: óleo de alho - descascar o alho e fazer riscos com o garfo em volta dele, imergi-lo em azeite extra-virgem. Deixar por 3 dias em recipiente fechado. Tomar ou colocar nas preparações uma colher de sopa ao dia.

  • Limão: rico em vitamina C e com importante ação antioxidante. Vale ressaltar que a sua casca possui importantes fatores medicinais, como por exemplo seu óleo essencial, o felandreno, ácido formico, citronela, ácido cítrico, ácido málico e pectina. Além de possuir um fator de eliminação de toxinas e fator antisséptico.
    Uso: casca pode ser ralada e utilizada em sucos, tempero de saladas. O fruto em sucos e como tempero da refeição.

  • Couve: um vegetal muito rico em cálcio, fósforo e ferro. Também contém vitamina A e vitaminas do complexo B. Possui substâncias antioxidantes o que auxiliam na saúde geral do indivíduo.
    Uso: saladas e suco verde matinal.

  • Própolis: Uma das propriedades mais estudadas deste alimento é a sua relação com o sistema imunológico. Além de aumentar a capacidade de defesa no organismo, atua também como agente de inibição e destruição contra fungos, vírus e bactérias. Também possui propriedades anticancerígenas, anti-hemorrágicas, antioxidantes e cicatrizantes.
    Uso: o ideal é consumir 20 gotas, duas vezes ao dia.

É importante ressaltar que estes alimentos não substituem qualquer medicação prescrita. Devem ser utilizados no auxílio de garantir uma boa imunidade.

por Mariana Bechelli - Nutricionista funcional Le Manjue

Guest User